1- Redução de Retrabalho:
O fluxo de trabalho BIM permite ao projetista ter informações mais confiáveis e consistentes, dessa forma é possível tomar decisões mais assertivas. Além disso, os softwares BIM reduzem drasticamente a quantidade de revisões e alterações, uma vez que qualquer correção no modelo é replicada em todos os lugares do modelo.
2- Facilidade no Cumprimento de Prazos:
Uma metodologia de trabalho estruturada permite uma maior clareza das etapas de projeto e um melhor planejamento. Dessa forma, tudo se torna mais previsível, sem surpresas no meio do caminho.
3- Precisão nos Quantitativos:
Como os softwares BIM utilizam o conceito de objetos e componentes paramétricos, eles estão repletos de informação, ficando muito mais fácil extrair quantitativos do modelo com precisão e da forma que você desejar. Além disto, na necessidade de alterar algum elemento, os quantitativos são atualizados automaticamente!
4- Potencialização do Trabalho Colaborativo:
Os softwares BIM possibilitam fluxos de trabalho colaborativos através de modelos centrais e a criação de worksets, onde diferentes pessoas podem mexer em tempo real na modelagem de um único projeto. E ainda, a criação do Modelo Federado, que integra e unifica os modelos das diversas disciplinas em um único ambiente virtual.
5- Rapidez na Produção de Documentação:
A documentação de projetos em BIM é muito mais fácil, sendo possível parametrizar folhas, arrastar os desenhos para as pranchas, configurar o preenchimento automático de carimbos, textos e símbolos gráficos conforme as normas de representação de desenho técnico.
6- Maior Qualidade no Projeto e na Obra:
Para projetar com BIM é necessário pensar tal qual será construído, demandando dos profissionais um maior conhecimento do processo construtivo e um detalhamento com maior precisão. O resultado disso é um projeto melhor desenvolvido, com várias decisões antecipadas da obra para o momento de projeto, onde antigamente eram feitas no canteiro de obra.